Centrífugas Contínuas Texas TC.14, TC.16 e TC.18
A centrífuga contínua Texas – série – TC.14, TC.16 e TC.18 é resultado de um minucioso estudo sobre capacidade, qualidade e durabilidade, permitindo-nos construir um equipamento que possa fazer a diferença na satisfação do cliente, por atendê-los em suas necessidades de produtividade com uma máquina mais robusta e compacta.
A eficiência deste equipamento é obtida através da maneira harmônica com os quais se tratam os fatores influenciadores à formação de cristais de açúcar durante a fabricação, otimizando a distribuição da massa cozida, promovendo um melhor aproveitamento da área da tela.
Portanto, as melhorias mecânicas implantadas consistem basicamente no seguinte:
- A alimentação central direcionada e distribuída, permitindo um funcionamento equilibrado do cesto.
- A forma construtiva reforçada do cesto cônico, em duas paredes com ângulos diferentes, suportando os efeitos mecânicos negativos exercidos pela força centrifuga;
- A harmonia projetada na rigidez dos componentes da pivoteria central, possibilitando um duplo movimento inter-relacionados entre o eixo central e o eixo do pivô, e o eixo do pivô e o cubo da pivoteria, permitindo um maior equilíbrio do conjunto, absorvendo melhor as forças desequilibradoras e momento de inércia ocorridos durante o processo de fabricação.
- A saia defletora do cesto em perfeita concordância com as separadoras da chicana forma uma selagem eficiente impedindo o contato entre o açúcar e os méis.
- O sistema de amortecedores utilizado neste conjunto não está alocado apenas nas peças rotativas, mas sim em toda a centrífuga, deixando totalmente suspensa e sem qualquer interferência do motor, desta forma, oferece uma melhor performance em seu funcionamento.
Centrífuga Automática
- ALIMENTAÇÃO: Especialmente projetada e preparada para receber uma alimentação centralizada, direcionando a massa diretamente para o centro do distribuidor, que, por sua vez, destina esta massa uniformemente por toda a área do cesto, promovendo um perfeito equilíbrio.
- CESTO: Construído totalmente em inoxidável AISI-316-L, altamente robusto e objetivamente projetado com duas paredes cônicas com ângulos diferentes para trabalho e estrutura, objetivando suportar os efeitos negativos da força centrífuga, com isto atingindo uma produtividade otimizada.
- PIVOTERIA: O projeto deste componente do processo produtivo, foi desenvolvido a partir do conceito de duplo movimento de rotação inter-relacionado entre o eixo central e um segundo eixo oco do pivô, com o cubo externo da pivoteria, permitindo um duplo alinhamento de todo o conjunto, proporcionando um trabalho mais suave e equilibrado da centrífuga.
- SAIA/CHICANA: Construídas em aço inox AISI-316-L e aparafusadas para fácil montagem e desmontagem, com uma dupla selagem entre as mesmas, impedindo assim a mistura entre méis e açúcar.
- AMORTECEDORES: Excepcionalmente, todo o conjunto é dotado de quatro pares de amortecedores isolando o monitor superior, onde estão dispostos todos os componentes rotativos, da parte inferior onde se encontra o motor, bem como instalados sobre uma inclinação provocada, que se nivela automaticamente pela tensão das correias, possibilitando um funcionamento superestabilizado da centrífuga.
- ROTAÇÃO: Foi essencialmente projetado um sentido de rotação anti-horário, combinado com uma condição facilitada nos tipos de contratelas utilizadas, consequência de uma centrífugação mais eficiente e com isto um ganho real de produtividade.